Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Neoenergia criou uma ferramenta móvel e digital para a inspecionar os parques eólicos e fotovoltaicos. No lugar de formulários de papel, os profissionais de campo passaram a utilizar celulares. O sistema, chamado de O&M Renováveis Inspect, foi criado pela equipe de digitalização de operação e manutenção de negócios renováveis.

Durante o trabalho nos parques eólicos, as equipes usam o celular em ambiente offline, uma vez que as turbinas estão em locais sem acesso a redes de telefonia ou internet. Quando os aparelhos alcançam o sinal de rede, os dados são automaticamente armazenados. Anteriormente, as informações coletadas em campo eram registradas manualmente em uma ficha de inspeção. Com a ferramenta móvel, um aplicativo converte os dados em um arquivo PDF.

A ferramenta também está integrada ao sistema de registro de não conformidades. Dessa forma, as informações ficam em um ambiente centralizado, facilitando o resgate de dados em futuras auditorias. Segundo o gerente de serviços de operação e manutenção de negócios renováveis da Neoenergia, Breno Ariani, com o celular, os usuários têm recursos integrados na palma da mão, como câmera e geolocalização, para realizar inspeções de forma mais eficiente. As informações ficam registradas de maneira simplificada. Ele ainda destacou que a aplicação oferece recursos avançados, como a geração automática de relatórios e resultando em métricas que vão auxiliar na tomada de decisões